Um ato nobre: Doação de sangue.


Data: 10/06/2020

Um ato nobre: Doação de sangue.

Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas. Doe e ajude.

Doar é um ato de nobreza. Seja doação de materiais de higiene em meio apandemia, alimentos, agasalhos, roupas, sapatos, entre tantas outras maneiras de ajudar quem mais precisa.A doação de sangue é um pouco mais especial, ainda mais no momento delicado em que estamos enfrentando devido à covid-19 e oisolamento social.

Doar sangue, é doar vida

Você sabia que em uma única doação - cerca de 450 ml de sangue, podem salvar a vida de até quatro pessoas?

Desde o início da quarentena, os estoques dos bancos de sangue caíram drasticamente em muitas cidades do país. Além do isolamento social, existem muitas dúvidas sobre a transmissão da covid-19, se ela pode ocorrer durante a doação e quem pode doar.

O Ministério da Saúde adotou medidas preventivas durante este período de pandemia e, de acordo com os dados, não existe, até o momento, transmissão transfusional do coronavírus, por transfusão de sangue.

Entre as medidas adotas, estão:
- Pessoas que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pela covid-19 serão consideradas inaptas, por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença.
- Para os candidatos a doação que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com alguma pessoa doente, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato.
- Candidatos que estejam em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção, serão considerados inaptos pelo período que durar o isolamento, no mínimo 14 dias, caso não apresentem sintomas.

Medidas de higiene como, lavar as mãos, higienização dos instrumentos e superfícies, distanciamento de até 2 metros dos demais, e uso de máscara, devem ser adotadas pelo doador e banco de sangue.

Procure o hemocentro mais próximo de sua casa. Antes de ir, ligue para agendar e evite aglomerações.  E, não se esqueça: Use máscara, sempre que sair de casa. Ela protege você da covid-19.




Home
Notícias

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.