Projeto Pet. O melhor amigo da saúde dos pacientes.


Data: 27/10/2022

Projeto Pet. O melhor amigo da saúde dos pacientes.

O retorno do Projeto Pet aconteceu no dia 6/10 e com a mais nova mascote: a Golden Retriever, Moana.

Os efeitos benéficos que os animais de estimação promovem aos seus donos e aos pacientes internados, vão desde o bem-estar e bom humor até a ajuda no processo de recuperação.

O projeto acolhe cães e gatos dos pacientes internados que devem seguir algumas regras para o bem-estar de todos.

A TAA (Terapia Assistida por Animais), ou simplesmente Pet Terapia, consiste, literalmente, na participação de animais durante o tratamento de alguma doença. Normalmente são usados gatos, aves e coelhos, mas sobretudo os cães, por sua amabilidade. Normalmente, quando o paciente possui um animal de estimação, o próprio animal pode ser solicitado como parte do tratamento.

O que dizem os estudos sobre a Pet Terapia?

Os estudos que comprovam os benefícios da Pet Terapia não ficam só no papel. Segundo o estudo da pesquisadora Fernanda de Toledo Vieira, Terapia assistida por animais e sua influência nos níveis de pressão arterial de idosos institucionalizados, publicado na Revista de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), os idosos que vivem em asilos que foram submetidos à companhia de cachorros durante o tratamento da pressão alta tiveram resultados extremamente positivos, uma vez que o animal desencadeia a sensação de "bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva". Dessa forma, podemos encarar a TAA não necessariamente como a cura, mas como um atalho, "funciona como ponte de ligação entre o tratamento e o paciente", argumenta, em sua pesquisa.

Outro exemplo prático é uma pesquisa realizada em 2015 na Área de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo. Lá, foram adotados 50 cães durante o tratamento de crianças com câncer. Os resultados foram similares, comprovando a eficiência da Pet Terapia: a presença dos animais regulou a pressão arterial e os batimentos cardíacos, diminuindo a ansiedade tanto dos pacientes quanto das famílias que os acompanham.

Um último caso, também de 2015, pertence à Academia Americana de Pediatria, em que ficou comprovado que crianças submetidas à Pet Terapia obtiveram resultados positivos mais rapidamente e, nos dias das visitas dos animais, precisavam de menos remédios para dor.
Fonte site: www.saudedasaude.anahp.com.br

 

 




Home
Notícias

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

X

Escolha um dos tópicos abaixo para mais informações importantes.

Voltar ao menu

Olá! :)

Sou a Nina, Assistente Virtual da Unimed Anhanguera e estou aqui para te ajudar.

Iniciar Chat Fechar