Combata o cigarro: apague esse hábito da sua vida.


Combata o cigarro: apague esse hábito da sua vida.

Previna sua saúde deste vilão que causa inúmeras doenças à saúde da população em todo o mundo.

O tabagismo é uma doença epidêmica responsável por estimular o aparecimento de inúmeros problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é o principal agente causador de mortes evitáveis no mundo.

É um sério problema de saúde que merece uma abordagem mais ampla sobre os riscos que ele traz à população. Estudos realizados pelo INCA, em 2017, mostraram que o custo do tabagismo aos cofres públicos é alto, o Brasil tem prejuízo anual de quase R$ 60 bilhões.

Conheça outros produtos derivados do tabaco que são prejudiciais à saúde:

· Charuto;
· Cachimbo;
· Rapé;
· Narguilé;
· Cigarro.

O cigarro contém diversas substâncias tóxicas que são extremamente nocivas à saúde. Muitas medidas têm sido adotadas para alertar os usuários, bem como proibir a exposição do produto, seu consumo em locais fechados ou com grande concentração de público.

Veja os tipos de cânceres mais comuns provocados pelo cigarro:

· Pulmão;
· Boca;
· Laringe;
· Faringe;
· Estômago;
· Pâncreas;
· Rins;
· Bexiga.

A nicotina presente no cigarro potencializa a dependência física, psicológica e comportamental semelhante a outras drogas, como álcool, cocaína e heroína. O tabaco é prejudicial não apenas para o fumante ativo, mas também ao fumante passivo, que acaba inalando a fumaça liberada após a tragada.

O consumo frequente do cigarro pode causar também:

· Doenças cardiovasculares;
· Doenças respiratórias;
· Impotência sexual no homem;
· Infertilidade;
· Osteoporose;
· Diabetes;
· Hipertensão;
· Catarata.

Até o meio ambiente sofre consequências originadas pelo tabaco, como o uso de agrotóxicos em seu cultivo, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos, além de ser um lixo comum encontrado à beira de rodovias. Por isso, o cigarro é considerado um grande vilão que deve ser erradicado da sociedade. A prevenção e a conscientização são importantes ferramentas para isso, porque os benefícios à saúde são enormes. A Unimed apoia essa ideia para que todos vivam livres do cigarro.




Home
Notícias